Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Presidente do CCNiterói dá entrevista sobre a participação do SINTEST/RN na XVI Cientec.

O presidente do conselho comunitário do Niterói, Professor Edson Lima, que coordena  a política de comunicação do SINTES/RN na XVI Cientec, foi entrevistado por reporter da Fotec agência de fotojornalismo da UFRN. Na ocasião Edson falou sobre a progrmação do estande e da participação do Sintest na Cientec que já está no terceiro ano.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

ZECA BALEIRO ABRE PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA 62 ª SBPC E XIV CIENTEC DEBAIXO DE CHUVA.

Ironicamente, na Cidade do Sol, debaixo de muita chuva, aconteceu a abertura das atividades culturais da 62ª SBPC e XVI Cientec, na Praça Cívica do Campus Universitário (UFRN). Na ocasião houve a presentação do cantor maranhese Zeca Baleiro, um dos principais nomes da música nordestina e brasileira na atualidade. Apesar da forte chuva que cai em Natal desde o último sábado, o que levou a solenidade de abertura do evento para o Centro de Convenções de Natal, o público não saiu da praça antes do término do show. É uma boa pedida para a população em geral, visitar o 62º SBPC que a cada ano ocorre em uma cidade difernte.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Maternidade em Natal está com UTI superlotada e bebês são prejudicados


O caos da saúde pública do estado também atinge os recém-nascidos. Na maternidade Januário Cicco a capacidade é para dez bebês, mas na tarde de ontem a UTI estava com 18 internos. A superlotação causa situações como a de dois bebês gêmeos, que nasceram prematuros na Januário Cicco e foram direto para a UTI. Por falta de vagas, tiveram que ser separados: um foi transferido para o Hospital Santa Catarina e o outro permaneceu na maternidade. A superlotação aumenta o risco de morte e de infecção hospitalar e prejudica o atendimento, já que os médicos ficam sobrecarregados.

Segundo funcionários que pediram para não ser identificados, a UTI estava com 15 recém-nascidos na segunda-feira e na terça o número subiu para 18. Pelo menos três bebês foram transferidos para outros hospitais como o Santa Cataria e o Hospital Pediátrico. A superlotação tem causado falta de material e de medicamentos. "Oficialmente, temos 10 leitos na UTI, mas conseguimos atender até 13 sem grandesproblemas, mas 18 é uma demanda muito grande, fica complicado para os médicos, para os enfermeiros e principalmente para os bebês que não vão ter o atendimento devido. Faltam leitos em todo o estado, nós não podemos deixar um bebê morrer, a gente 'imprensa' aqui e dá um jeitinho", disse um funcionário.

O diretor da Januário, Kleber Morais, disse conhecer a situação e irá se reunir com a equipe médica para saber quais os fatos que desencadearam-na, se é circunstancial ou se pode continuar acontecendo, para então tomar as providências. "Nós temos um planejamento para atender 10 bebês, a partir do momento que esse número sobe para 18 é natural que o atendimento seja prejudicado. A situação é preocupante, nós estamos fazendo o máximo para atender a todos, mas também temos um limite, e estamos trabalhando muito acima desse limite. Mas o problema vai além do simples desejo de resolver, depende de medidas maiores, de decisões de gestores públicos estaduais e municipais", disse Dr. Kléber Morais.

Por Fernanda Zauli, da redação do DIARIODENATAL

terça-feira, 20 de julho de 2010

A "Borboleta" de Natal virou lagarta

Em um processo contrário ao natural de metamorfose, nossa prefeita, dita e alardeada com sendo a borboleta, se transforma em largata e com apetite que é peculiar a este invertebrado, passa por cima de tudo e de todos para alimentar sua fome de CAPITAL. Em uma única semana, semana esta que sociedade estava embelezada com os jogos da copa do mundo, a prefeita a toque de caixa, regulamentou, licitou e pôs para funcionar a UPA (unidade de pronto atendimento) do conjunto Pajuçara, com uma gestão totalmente privatizada, com funcionários contratados por estes novos gestores, deixando o pessoal que fez concurso para atuar nesta UPA a ver navios.

Não saciada, a prefeita agora investe contra a CAERN, patrimônio potiguar e uma companhia estratégica para o povo norteriograndense, com a desculpa de que o contrato de concessão de exploração de serviços executados pela mesma, caducou. Se ela não fosse tão esperta eu diria que quem está caduca era ela, infelizmente não posso fazer tal afirmação diante da astúcia capitalista da nossa lagarta insaciável.

Conclamo a todas as pessoas de bem deste estado e principalmente de Natal para estarem atentos aos desmandos da administração municipal, nós sabemos o que aconteceu com a COSERN, TELERN e outras mais. Só para se ter uma idéia compare sua conta de água com a de energia elétrica, pois a privatização da COSERN, nos últimos 10 anos a tarifa foi majorada em mais de 600% contra uma inflação acumulada de pouco mais de 200%, e nós sabemos que o serviço não melhorou em nada, pelo contrário piorou, sem falar que o atendimento se dá através de uma secretária eletrônica.

Portanto meus amigos a situação é grave, temos que nos posicionar, afinal com alguns desconfortos podemos até viver sem energia elétrica até mesmo sem comunicação, mas sem ÁGUA NÃO.

Escrito por João Maria dos Santos (dirigente do SINTEST/RN)

quarta-feira, 14 de julho de 2010

CRECHE DO CONJUNTO NITERÓI É REINAUGURADA

Após várias denúncias e cobranças prefeita reinaugura creche

A creche Zeza Dutra, que atende a comunidade do Niterói e adjacências foi reaberta na última quinta feira, 02 de julho, pela prefeita Micarla de Sousa. O fechamernto da creche já vinha sendo denunciado pelo presidente do conselho comunitário em algumas atividades. A presidente do Sinsenat, Soraya Godeiro e a vereadora Sargento Regina, já vinham pressionando a prefeitura, cobrando explicações sobre o motivo do fechamento da mesma. Durante audiência pública na Câmara Municipal de Natal, na última quinta feira, Edson Lima fez, mais uma vez, a denúncia, na frente de todos os vereadores. Após sua fala foi informado pelo vereador Hermano Morais que a creche seria finalmente reaberta. Para felicidade das nossas crianças, felizmente, no mesmo dia, à tarde, a Creche Zeza Dutra foi reaberta. Mais uma vitória da comunidade do Niterói, Salinas e áreas vizinhas.

PRESIDENTE DO CONSELHO COMUNITÁRIO É ELEITO PARA O CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO

Em eleição realizada no último dia 02 de julho na UFRN, o professor Edson Lima, presidente do Conselho Comunitário do Conjunto Niterói foi eleito para o CONSUNI, Conselho Superior Universitário da UFRN.

A eleição se deu por meio de urnas fixas no Centro de Convivências, Reitoria, Divisão de Segurança, HUOL, MEJC, CCS e no HUAB. Outros locais dentro e fora do campus central foram atendidos por meio de urnas móveis.
O CONSUNI é o órgão máximo da Universidade, com funções normativas, deliberativas e de planejamento.
Representando os servidores no CONSUNI estarão, entre titulares e suplentes, Nilberto Ferreira Galvão, Francisco Carlúcio Porfírio, Moisés Alves de Souza, Geaneide Santos de Lima,  Edson Nascimento de Lima, Jaime Ferreira da Silva, Ana Cristina de Medeiros Araújo e José Geraldo de Farias.
Mais uma mostra do reconhecimento dos servidores da UFRN que mostra a capacidade técnica da atual direção deste Conselho Comunitário.
A partir de agosto, após colar grau como Licenciado em Artes Visuasis pela UFRN, Edson deverá passar uma temporada em Brasília, substituindo o Sr. Sandro Pimentel, que se afastou do cargo para concorrer ao Governo do RN pelo PSOL, na direção da FASUBRA, Federação Nacional dos Servidores das Universidades Brasileiras.

terça-feira, 13 de julho de 2010

FUNCARTE MAIS UMA VEZ DEIXA O CONSELHO COMUNITÁRIO DO NITERÓI NA MÃO

A exemplo do que já ocorrera no ano de 2009, a Funcarte, Fundação Capitania da Artes, órgão da Prefeitura de Natal, não repassou nada para a realização do II Arraiá Queima Niterói. No ano passado, a desculpa foi de que seria o primeiro ano de realização e que a partir do segundo ano sairia alguma ajuda financeira. Este ano, apesar de termos feito todos os procedimentos legais, autorizações, solicitações, enfim, todo aparato burocrático, a Funcarte, mais uma vez nos deixou na mão, tendo de arcar com o pagamento do som e dos músicos que se apresentaram no nosso evento.
Mesmo assim o evento foi realizado com a ajuda de alguns parceiros e principalmente dos diretores do conselho comunitário, que, sempre que é preciso, contribui financeiramente para manter nossas atividades já que não dispomos de ajuda financeira de ninguém.
Como é o caso de Suzete Ribeiro que emprestou o espaço para funcionamento da sede a custo zero, apesar de algumas pessoas pensarem que o prédio foi alugado.

SEDE DO CONSELHO COMUNITÁRIO COM ESCOLINHA DE TAE KWON-DO

Teve início na segunda feira, 12 de julho, as aulas de tae kwon-do na sede do conselho comunitário. Fruto de uma parceria entre o professor Ademir e a direção do conselho, as atividades, à princípio, se desenvolverão nas segundas, quartas e sextas feiras, à partir das 18 horas. Com isto, esperamos estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, através da prática desportiva. Futuramente deveremos iniciar as atividades com uma turma de alfabetização, a cargo da professora Ana Vilma, dirigente do Conselho Comunitário.

PRESIDENTE DO CONSELHO COMUNITÁRIO PARTICIPA DE REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL E DENUNCIA ABANDONO DA QUADRA DE ESPORTES

O presidente do Conselho Comunitário, professor e funcionário da UFRN, Edson Lima, participou de reunião da Comissão Parlamentar de Esporte Cultura e Lazer, convidado pela presidente da comissão, vereadora Sargento Regina. A reunião que ocorreu na quinta feira, 08 de julho, na Câmara Municipal de Natal, debateu a questão da área de lazer, esporte e cultura da Cidade da Esperança demolida pela Prefeitura de Natal para a construçao de uma UPA - Unidade de Pronto Atendimento. Na ocasião Edson, fez a denúncia pública do estado de total abandono da quadra de esportes do Conjunto Niterói que não tem tabelas, traves, rede de proteção e que encontra-se fechada impedindo a prática desportiva. Foi solicitada uma audiencia com o secretário da SEJEL para tratar de reformas estruturais na quadra e a sua reabertura para o uso da comunidade em geral.

terça-feira, 6 de julho de 2010

SECRETÁRIO DO CONSELHO COMUNITÁRIO DO NITERÓI COMPÕE CHAPA MAJORITÁRIA DO PSOL.

O bacharel em direito José Oliveira do Nascimento Filho, 1º Secretário do Conselho Comunitário do Conjunto Niterói, foi indicado 2º suplente de senador na chapa do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade nas eleições 2010. A chapa do PSOL, que é encabeçada por Sandro Pimentel, governador e o advogado Luciano Falcão como vice, tem como candidatos ao senado o Sr. Juvenal, o Sr. Marciano, como 1º Suplente e Oliveira como 2º suplente. A outra vaga do senado é do Sr. Ronaldo Garcia, com Tita Holanda e Jurandir nas suplências.
Oliveira, que foi indicado pelo Presidente do Conselho Comunitário, professor Edson Lima, compõe a Chapa em substituição ao sindicalista Santino Arruda, dirigente da Intersindical, que por razões superiores foi obrigado a desistir. Para nós que fazemos a atual gestão do Conselho Comunitário é muito gratificante termos a nossa coerência política reconhecida.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

II ARRAIÁ QUEIMA NITERÓI É SUCESSO DE PÚBLICO

O II Arraiá Queima Niterói foi sucesso total.Foi lindo ver a rua apinhada de gente, os comerciantes da vizinhança faturando, a comunidade feliz com as apresentações das quadrilhas e grupos de dança convidados, o show de forró, tudi isso culminando com o encerramento da festa no horário previsto E SEM NENHUMA BRIGA, o que não é muito comum nas redondezas.
Isso é fruto da nova mentalidade que a atual direção vem imprimindo naquela comunidade de fazer as coisas com educação e respeito aos outros. O povo começa a perceber que no Niterói não há espaço para baderneiros, pessoas que  costumam acabar as festas nas comunidades vizinhas na base do facão.
Gostaria de registrar a presença e o apoio financeiro de vários colegas da UFRN. Luís Antônio e Sandro Pimentel colegas de direção do Sintest, que contribuíram financeiramente, Carlos Firmino, Euflausino, Índio, Justino e outros da vigilância dos quais não lembro o nome, que também contribuíram financeiramente ajudando a diminuir o meu prejuízo financeiro, já que lá o que falta sou eu que pago do próprio bolso. Aproveito para agradecer ao SINTEST/RN pela divulgação da nossa festa nos seus veículos de comunicação.