Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Feliz Natal? Quando?


Feliz Natal? Quando?

Excesso de velocidade causa prejuízos no Conjunto Niterói

Varanda ficou completamente destruída por causa da irresponsabilidade

O excesso de velocidade quase causa uma tragédia no Conjunto Niterói. No amanhecer da segunda feira, 19/12, um carro em alta velocidade, dirigido por um motorista provavelmente embriagado, perdeu o controle, subiu o meio fio e destruiu uma cobertura na frente da residencia da sra. Francisca Ribeiro e da lan house existente no conjunto. Felizmente se registraram apenas danos materiais para a proprietária dos imóveis, Suzete Ribeiro. O Exceso de velocidade é comum na Rua Rio Salgado, apesar das duas lombadas existentes, colocadas pela prefeitura ainda no tempo que o sr. Damião Pita era secretário da SUMOV. Isto coloca a vida de crianças e idosos em risco. Seria bom que a prefeitura de Natal colocasse mais uma lombada no local ou até mesmo reforçasse as já existentes para evitar o excesso de velocidade, já que o excesso de álcool não tem como coibir.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

José Rainha Júnior ameaçado de morte

O líder sem-terra José Rainha Júnior, preso em São Paulo estaria marcado para morrer nas mãos de detentos. Veja essa notícia abaixo.

NOTÍCIA DE PLANO PARA ASSASSINAR JOSÉ RAINHA

São Paulo, 13 de dezembro de 2011

JOSÉ RAINHA JR e CLAUDEMIR SILVA NOVAIS, presos pela Policia Federal desde o dia 16 de junho de 2011, por ordem do Juiz Federal da 5ª Vara Federal de Presidente Prudente/SP, foram transferidos em setembro para a Penitenciária Estadual Zwinglio Ferreira (P1) de Presidente Venceslau/SP.
Esta semana, José Rainha informou a seus familiares haver recebido notícia, via carta redigida por outro detendo, dando conta de um plano para dar fim a sua vida, bem como a vida de Claudemir Silva Novais. Segundo o conteúdo da carta, o valor oferecido por fazendeiros a outros detentos para executar José Rainha seria de R$500.000,00 (quinhentos mil reais). José Rainha Jr. já foi vítima de tentativas de assassinato por várias vezes, articuladas por setores contrários a reforma agrária, e seu nome foi incluído na lista dos ameaçados de morte divulgada recentemente pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Esta nova ameaça, grave e preocupante, deve ser apurada, sobretudo porque neste momento há uma disputa por terras públicas no Pontal do Paranapanema, reivindicadas para a reforma agrária. A prisão de José Rainha Jr e de outros defensores da reforma agrária ocorreu às vésperas do envio do Projeto de Lei – PL 687/2011, do governo paulista à Assembléia Legislativa de São Paulo, que busca regularizar a grilagem de terras na região, principalmente para expandir o monocultivo de cana-de-açúcar.
E mais, a prisão de José Rainha e Claudemir Silva ocorreu após a publicação da decisão da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que concluiu o julgamento do Recurso Especial nº617.428-SP, reconhecendo a existência de terras públicas (devolutas) no 15º perímetro da Região do Pontal do Paranapanema, conhecida nacionalmente como região de intensos conflitos agrários. Ao julgar o mencionado Recurso Especial, o STJ considerou como terra devoluta uma área de 92,6 mil hectares (do 15º Perímetro do Pontal do Paranapanema que vai da cidade de Euclides da Cunha Paulista até Teodoro Sampaio/SP), invadidos irregularmente por grandes grileiros de terras, principalmente usineiros.
Conclamamos as autoridades, entidades e órgãos públicos, defensores dos direitos humanos, que prezam pela vida, para que dêem amplitude ao fato, com o que, espera-se, não passará despercebido.

Rede Social de Justiça e Direitos Humanos

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Djalma Maranhão e a educação popular no Brasil

As experiencias de Djalma Maranhão e o projeto "de pé no chão também se aprende a ler", nos anos 60. Artigo do profesor Edson Lima. Veja mais...

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

UM NATAL DE MUITA SUJEIRA!

Os moradores do Conjunto Niterói, zona norte de Natal, RN, pelo visto, não terão um Natal muito agradável este ano. É que como já é de costume, a prefeitura da cidade esquece as comunidades menores na hora de fazer a limpeza nos bairros, preferindo fazer o trabalho nos corredores de transporte, por onde passam os turistas que visitam nossa bela cidade no final do ano e férias. Chega a ser curioso o fato de, na Avenida Dr. João Medeiros Filho, passagem obrigatória para as prais do litoral norte, equipes e máquinas se revezam na limpeza de canteiros e pintura de meio-fios, enquanto há menos de dez metros, na entrada do conjunto o que se vê é muito mato, lixo, sujeira, insetos, entre outras coisas. Os moradores cobram injustamente do conselho comunitário, que apesar de fazer o seu papel de intermediação junto aos órgãos públicos, não consegue ser atendido pela prefeitura que mostra claramente quais são suas prioridades.

QUADRA DE ESPORTES, OUTRA NOVELA

Enquanto isso, a novela que envolve os moradores e desportistas continua. A prefeitura alega que não tem verba para colocar a rede de proteção. Cansados de esperar por uma solução, moradores e desportistas resolvem se unir com o CC-Niterói visando solucionar o problema. O Conselho, junto com os desportistas se cotizaram e compraram as redes que a prefeitura disse que não podia comprar por falta de verba. Que vergonha! Ora, se os moradores podem, por que a Prefeitura de Natal que arrecada milhões em IPTU não consegue comprar uma simples rede? Isso mostra mais uma vez o descaso da prefeita Micarla de Souza com os moradores da zona norte, especialmente os do Niterói que já estão cansados de reclamr. "Vamos dar o trôco em 2012. Ela que nos aguarde, afirmaram.




segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Natal das Crianças 020

Natal das Crianças 020 by Edson.ufrn
Natal das Crianças 020, a photo by Edson.ufrn on Flickr.

algumas imagens do Nataldas crianças

Mesmo sem apoio político, Conselho do Niterói realiza Natal das Crianças

Mesmo sem contar com o apoio de nenhum político e contando apenas com a ajuda de alguns amigos da UFRN a direção do Conselho Comunitário do Conjunto Niterói realizou o "Natal das Crianças", no Conjunto Niterói.
A festa, que a princípio estava marcada para a quadra de esportes, não pôde ser realizada naquele local em virtude da Prefeitura de Natal não ter colocado uma simples tomada para ligar o equipamento de som, deixando a mostra de forma explícita, o descaso dos órgãos públicos com as comunidades menos favorecidas.
Mesmo sem divulgação, a não ser o tradicional "boca a boca", quase duzentas pessoas entre mães e filhos, estiveram presentes. foram servidos picolés, pirulitos, pipocas, cachorro quente e refrigerante, tudo bancado pelos próprios diretores. O ponto alto foi a distribuição dos brinquedos doados por dirigentes do conselho e por algumas pessoas da UFRN.
Por dever de justiça citaremos nominalmente as pessoas que contribuíram para a realização do evento que a julgar pelo sorriso estampado no rosto de crianças e mães, agradou em cheio.
Contibuíram financeiramente os diretores Edson Lima, Suzete Ribeiro, José Oliveira, Meres Fátima, Ana Vilma e Franklin Dantas, além de Aedson Epstein. Destaco a solidariedade de alguns colegas da UFRN e do Sintest que doaram presentes como Raimundinha, Lívia, Edna, Euflausino, Alva, Erinaldo entre outros.O evento teve o apoio institucional do SINTEST/RN, sindicato que representa os servidores técnico-admministrativos da UFRN e UFERSA.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Brasília, São Paulo 024

Brasília, São Paulo 024 by Edson.ufrn
Brasília, São Paulo 024, a photo by Edson.ufrn on Flickr.

durante viagem à trabalo.

Texto é aprovado com emendas fantasmas





Usina não registrou transporte de cortadores mortos em acidente

Usina não registrou transporte de cortadores mortos em acidente:
leia mais

Dirigentes do conselho comunitário participam de Encontro internacional do PSOL, em São Paulo

José Oliveira e Edson Lima, diretores do CC-Niterói estiveram entre os dias 30/11 e 04/12 em São Paulo participando de atividades políticas do Partido Socilaismo e Liberdade - PSOL. Edson e Oliveira participaram do II Encontro Internacional do PSOL onde foi debatida a conjuntura políitica mundial e seus reflexos na Africa, América Latina, Europa, Asia e EUA. A crítica econõmica e a grande participação popular contra a política econômica glogal foram a tônica dos debates que se estenderam durante tres dias e noites. No final foi tirado um documento a ser votado como resolução no III Congresso Nacional do PSOL. Mais de vinte países enviaram representantes ao encontro que aconteceu no Hotel Sheltton Inn em são Paulo.
Colado com o encontro, aconteceu o III Congresso Nacional do PSOL onde os dois diretores do Conselho e mais os professores José Cosme, de João Câmara e Tita Holanda, de Parnamirim foram delegados representantes do PSOL-RN. No congresso, entre outras decisões, foi eleita a nova direção nacional do partido que aclamou o deputado federal Ivan Valente (SP) como presidente nacional do PSOL.

Conselho_Niterói: Conselho Comunitário do Niterói lança na UFRN camp...

Conselho_Niterói: Conselho Comunitário do Niterói lança na UFRN camp...: Faixa da campanha colocada no Centro de Convivências da UFRN durante assembléia dos técnicos. O presidente do CC-Niterói, professor Edson...

Nota sobre a XIV conferencia Nacional de Saúde

A 14ª CNS Foi uma VITÓRIA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO SUS!

Na plenária final foram aprovadas 345 propostas, por 3.400 delegados representando 4.200 municípios e todos os estados brasileiros e o DF.
Os delegados rejeitaram todas as formas de privatização da saúde: Organizações Sociais (OSs), Fundações Estatais de Direito Privado, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e as Parcerias Público-Privadas (PPPs).
Aprovou-se o aumento do financiamento para o SUS, exigindo a imediata regulamentação da Emenda Constitucional 29 e a destinação de 10% da Receita Corrente Bruta para a saúde e, principalmente, que estes recursos públicos sejam aplicados para ampliação da rede pública de serviços em todos os níveis de atenção à saúde - com instalações, equipamentos, medicamentos e assistência farmacêutica restritamente públicos -; a realização de concursos públicos, a definição de pisos salariais e de Planos de Cargos e Carreira para todos(as) os(as) trabalhadores(as) e melhores condições de trabalho, efetivação de serviços de saúde mental na lógica da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, rejeitando a internação compulsória e as comunidades terapêuticas, dentre várias outras propostas que visam fortalecer o SUS e efetivar o direito à saúde. 
Durante toda Conferência, houve uma dura disputa política entre  os defensores do SUS e os privatistas. A Frente Nacional contra a Privatização da Saúde obteve uma grande vitória com a defesa intransigente do SUS público e repúdio a privatização. Mas, é preciso continuarmos atentos e organizados. A nossa luta continua em cada estado e município desse país, fortalecendo os fóruns em defesa do SUS e contra as privatizações, exigindo a efetivação das definições desta Conferência, buscando fortalecer o controle social e as lutas nas ruas! 
No dia 05/12, o Fórum Popular de Saúde do Paraná já iniciou esta cobrança em manifestação na Assembléia Legislativa do Paraná, durante a aprovação das OSs para o estado, de forma truculenta e sem nenhum debate com o conjunto da sociedade, igual aos processos que vêm se dando em vários estados e municípios brasileiros. Estão destruindo e privatizando o SUS de forma sorrateira, quase silenciosa, se não fossem as manifestações dos Fóruns Estaduais e Municipais pelo Brasil a fora.
Na Plenária Final desta Conferência, houve por parte das forças aliadas ao Ministério da Saúde uma manobra na tentativa de não dar visibilidade à sociedade às importantes propostas aprovadas na 14ª CNS contra todas as formas de privatização contempladas no Relatório Final. A forma encontrada para despolitizar a Conferência e omitir a grande vitória contra a privatização foi a aprovação de uma "Carta da 14ª CNS", que contempla demandas fragmentadas, mas omite o posicionamento do Brasil contra os "novos" modelos de gestão privatizantes. É esta Carta que está sendo divulgada na página do Conselho Nacional de Saúde e na mídia em geral, e não o Relatório Final que respeita e contempla todo o processo democrático acontecido em 4.200 Conferências Municipais e 27 estaduais e mais a do Distrito Federal, e na etapa nacional da 14ª CNS.  Esta "Carta síntese do relatório" não estava prevista nem no Regulamento nem no Regimento da 14ª CNS. Foi apresentada, surpreendentemente, nos últimos 20 minutos da Plenária Final, e aprovada sob o pulso do Ministro da Saúde em nome de uma falsa democracia. As votações para aprovação da Carta aconteceram de forma confusa, duvidosa e sob fortes manifestações contrárias. É bom registrar que o ministro encerrou a Conferência sob as vaias do Plenário, silenciadas pelo alto som do Hino Nacional, usado de forma inapropriada,  já com toda mesa que coordenava os trabalhos desfeita e ausente. 
Vejam vocês o vídeo da Plenária Final que demonstra o que estamos afirmando - "contra fatos não há argumentos":


93:33 Aprovação de Moção contra as OSs

111:20 Moção de Repúdio ao financiamento do governo federal à Comunidades Terapêuticas

117 Moção de Repúdio à Privatização do SUS (Frente Nacional contra a Privatização)
O vídeo é longo, mas vocês podem acompanhar pelo tempo:

90:20 - O coordenador da mesa fala, de forma confusa, pela primeira vez de uma "Carta da Conferência."
94:41 - A Frente Nacional de Saúde solicita uma "questão de esclarecimento", sobre a aprovação de Carta na Plenária Final, por não constar no Regimento nem no Regulamento, sendo um desrespeito às Conferências precedentes e a todo processo democrático...(Valéria, pela Frente)
95:25 - O coordenador compromete-se a retomar a discussão "na hora de debater a carta", o que não acontece, pois não foi aberto para intervenções do plenário, apesar de inúmeras questões de ordem serem solicitadas pela Frente.
105:22 - Tentativa do coordenador de aprovar a Carta, sem sucesso e sob protesto do Plenário. 
105:35 - Protestos intensos de rejeição à leitura da Carta. 
108:17 - Ministro toma o microfone e tenta acalmar o plenário, sob vaias e protestos, e conduz a votação em nome de uma falsa democracia, pois, na votação conturbada, não se sabe a proposta que houve mais crachás.
112:00 - O Ministro conduz uma conturbada e confusa votação para a leitura ou não da Carta. Pelo número de crachás levantados tanto contra e à favor, não se sabe quem levou. Mas, no grito, o Ministro encaminha a leitura da Carta.
112:40 - Muitos protestos
132:54 - O Ministro reconduz a votação de aprovação da Carta. Os votos contra e à favor parecem empates, mas a Carta é considerada aprovada.
133:44 - O Ministro encerra a Conferência sob protestos e vaias do Plenário.
135:00 - Palavras de ordem: "Isto é um golpe".
137:00 - As palavras de ordem e os protestos são silenciados com o Hino Nacional na caixa de som, já com a mesa desfeita.

"A 14ª Conferência Nacional de Saúde entra para a história reafirmando o mais importante princípio da 8ª Conferência Nacional de Saúde: nossa saúde não é mercadoria!"

 “O SUS É NOSSO
NINGUÉM TIRA DA GENTE
DIREITO GARANTIDO
NÃO SE TROCA E NÃO SE VENDE!”