O último grande trabalho de drenagem realizado em Natal, com resultados satisfatórios foi realizado pelo então prefeito José Agripino nos anos de 1980. naquele tempo o problema da Ribeira foi resolvido. De lá pra cá nada mais foi feito a não ser paliativos e o próprio sistema da Ribeira entrou em colapso o que pode ser comprovado pelas inundações da última semana.
Natal é uma cidade com mais ou menos 30% de área saneada. Na zona norte os trabalhos não foram concuídos. A prefeitura construiu galerias no bairro Nossa Sra. da Apresentação, pavimentou ruas e inaugurou festivamente. Duas vezes. A primeira, pelo prefeito Carlos Eduardo. Micarla de Sousa calçou mais uma meia dúzia de ruas e inaugurou o sistema novamente. Só que esqueceram de ligar as galerias na lagoa de captação. Esqueceram também de avisar o povo. Estes, felizes da vida, ligaram seus esgotos domiciliares nas galerias e...
E assim caminhamos para conquistar o título de cidade da lama.
E assim caminhamos para conquistar o título de cidade da lama.
RESUMO DA ÓPERA: Quando choveu, as águas da chuva junto com os esgotos domiciliares voltaram pelos canos das próprias casas e pelas "bocas de lobo". Simplesmente porque não tinham outro lugar pra sair.
Edson Lima
Especialista em Gestão Universitária
Nenhum comentário:
Postar um comentário