Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

NATAL, CIDADE DO SOL, DA CHUVA E DA LAMA


 A cidade de Natal, nossa belíssima "cidade do sol", que nos últimos dias vem sendo a cidade da chuva, corre velozmente para, em curto espaço de tempo, se transformar na "cidade da lama". As águas de março que vem caindo com mais força este ano, colocam em evidencia a já conhecida incapacidade da nossa cidade Natal de lidar com a chuva e suas consequencias como as inundações, engarrafamentos, alagamentos, interdições de ruas, entre outras. Tudo isso é causado pela incompetência dos nossos gestores em cuidar seriamente do processo de escoamento de águas das chuvas.
O último grande trabalho de drenagem realizado em Natal, com resultados satisfatórios foi realizado pelo então prefeito José Agripino nos anos de 1980. naquele tempo o problema da Ribeira foi resolvido. De lá pra cá nada mais foi feito a não ser paliativos e o próprio sistema da Ribeira entrou em colapso o que pode ser comprovado pelas inundações da última semana.

Natal é uma cidade com mais ou menos 30% de área saneada. Na zona norte os trabalhos não foram concuídos. A prefeitura construiu galerias no bairro Nossa Sra. da Apresentação, pavimentou ruas e inaugurou festivamente. Duas vezes. A primeira, pelo prefeito Carlos Eduardo. Micarla de Sousa calçou mais uma meia dúzia de ruas e inaugurou o sistema novamente. Só que esqueceram de ligar as galerias na lagoa de captação. Esqueceram também de avisar o povo. Estes, felizes da vida, ligaram seus esgotos domiciliares nas galerias e...
E assim caminhamos para conquistar o título de cidade da lama.

RESUMO DA ÓPERA: Quando choveu, as águas da chuva junto com os esgotos domiciliares voltaram pelos canos das próprias casas e pelas "bocas de lobo". Simplesmente porque não tinham outro lugar pra sair.

Edson Lima
Especialista em Gestão Universitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário